A Polícia Civil deflagrou hoje pela manhã a Operação Casa Notra que visa combater crimes contra a Administração Pública. Está sendo investigada a prática, em tese, de peculato, prevaricação e associação criminosa no âmbito do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos investigados e também na Câmara Municipal de Vereadores já que um dos suspeitos trabalhava na Câmara. Um ex-diretor de crédito, sua esposa, um corretor de imóveis, dois servidores em exercício e um advogado estão sendo investigados e prestarão depoimento.
A investigação indica que houve irregularidades praticadas no DEMHAB quanto à forma em que são negociadas as unidades habitacionais do Departamento entre servidores públicos em conluio com terceiros. De acordo com a Polícia Civil, gestores e servidores teriam desviado valores de pessoas que adquiriram imóveis em projetos habitacionais. Os valores eram pagos em cheque e ao invés de serem depositados na conta bancária do órgão público eram depositados em contas particulares. A Polícia Civil já conseguiu rastrear R$ 50 mil reais de um dos imóveis que faz parte da investigação. Esse valor foi depositado na conta da esposa de um ex-diretor de crédito imobiliário do DEMHAB. Afora essa questão de pagamento por meio de cheques, a Polícia Civil também investiga a intermediação de corretores que não eram credenciados ao DEMHAB.
A operação de hoje foi para, além de apreender documentos e provas, também alertar eventuais vítimas e pedir para que compareçam para dar depoimento sobre o caso. A Polícia Civil já conseguiu identificar dois imóveis que foram utilizados no esquema, mas acredita que outros também foram utilizados e pede que quem tenha informações entre em contato.