O proprietário de um mercado localizado no bairro Hípica foi preso nesta terça-feira, 13, por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP/Deic). A serviço da “Operação Blecaute” os policiais prenderam o homem em flagrante pelo crime de furto qualificado.
Segundo o delegado Luciano Dias Peringer, policiais e técnicos da (CEEE), localizaram o furto de energia no mercado. “Detectou-se a existência de duas ligações elétricas: uma regular, com ramal subterrâneo, e outra irregular, com ramal de ligação aéreo. Foi verificado que a instalação regular não estava tendo consumo de energia, embora diversos aparelhos eletrônicos estivessem ligados no momento”, informou. De acordo com Peringer, também foi constatado que havia uma ligação clandestina que vinha diretamente do poste para a iluminação do freezer, ar condicionados e demais aparelhos elétricos, bem como para iluminação de toda a parte externa do mercado. Diante dos fatos, o proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de furto qualificado de energia elétrica.
O delegado ressaltou que esse tipo de crime está no foco de combate da delegacia especializada. “Além de o fato causar grandes perdas na rede de energia, acaba gerando prejuízos que são arcados por toda população, como por exemplo, a diminuição na arrecadação de impostos. O furto de energia também gera perigo e instabilidade na rede energética”, disse. O delegado também ressaltou que o furto de energia promove uma concorrência desleal, pois aquele que mantém comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica.