Nas ruas de Porto Alegre, são encontradas 173 espécies arbóreas. As árvores entraram na pauta com a polêmica do corte das árvores na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Ganharam repercussão nacional ao causar uma morte devido a queda de uma delas na Redenção e agora estão sendo replantadas como compensação pelas novas construções. Na semana da árvore, relembre alguns acontecimentos de 2013 que trouxeram este vegetal como centro das atenções.
Árvores do Parque Gasômetro
As árvores entraram na pauta com a polêmica do corte das árvores na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no início de maio. A área, de 115 plantas era destinada a preservação ambiental do corredor Parque Gasômetro. No entanto, a Justiça liberou os cortes das árvores para a duplicação da na Beira-Rio com a Avenida Presidente João Goulart, uma das obras da Copa 2014.
Alguns manifestantes acamparam nas proximidades como forma de protesto. Eles foram retirados pela Brigada Militar, na madrugada do dia 29 de maio, para início dos cortes às 5h, o que causou diversas manifestações nas redes sociais.
Um morto e dois feridos em queda de árvore na Redenção
Sem sinais externos de desvitalização, sem a presença de doenças ou hemiparasitas, mas com um processo de deterioração interno. É essa a conclusão dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) sobre a árvore que caiu na Redenção no final da tarde 31 de agosto matando uma pessoa e deixando duas feridas. O laudo aponta, ainda, que a árvore, um eucalipto-cheiroso (Eucayptus citriodora Hook.), de 25 metros de altura, estava aparentemente saudável, não tinha sinais externos, como lesões, necroses de casca ou aberturas de cavidades que permitissem a visualização do processo de deterioração interno.
Replantio de 795 mudas de árvores
No início de setembro, A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) começou de plantio de 795 novas mudas de árvores, que deve ser concluído em outubro. Os trabalhos iniciaram-se pela abertura dos buracos para posterior colocação das mudas. Receberão mudas de ipê roxo e jerivá as avenidas Carlos Gomes, Senador Tarso Dutra, Protásio Alves e rua Salvador França. Na rua Flávio Antônio Felipeto, no bairro Parque dos Maias, serão plantadas mudas de guajuvira, ipê roxo, jacarandá, jerivá, pau-ferro e sibipiruna. Com o trabalho, serão substituídas mudas anteriormente plantadas que não vingaram. A arborização de vias públicas da cidade se iniciou na metade do século passado.