A Prefeitura de Porto Alegre anunciou um plano de ação para inibir o surto de sarampo em Porto Alegre. Já são 30 casos confirmado na capital, além de 14 suspeitas. Com o objetivo de aumentar a imunização, a vacina será distribuída em todos os postos de saúde e em 130 escolas municipais de ensino médio. Essa medida ocorre a partir de segunda-feira, 22. A relação das escolas que receberão as vacinas será divulgada até esta sexta-feira, 19.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 75% dos casos foram registrados na faixa etária de 15 a 29 anos. Destes, 70% não haviam se vacinado. O plano prevê vacinação em universidade, verificação da situação vacinal dos profissionais de saúde da prefeitura e hospitais. O esquema vacinal para este grupo é de duas doses.
Segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde em setembro, foram registrados no Brasil 1.766 casos de sarampo, a maior parte nos estados do Amazonas (1.367) e Roraima (325), com 7.962 em investigação. Os óbitos registrados no país foram todos na região Norte (Amazonas, Roraima e Pará). Em nosso estado, até o dia 29 de setembro foram notificadas 442 suspeitas.