Mais de 90% da população brasileira não tem o hábito de fumar. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (31), 9,3% dos brasileiros afirmavam ser fumantes em 2018. Nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas que fumam caiu 40% no país.
Em 2006, os fumantes eram 15,6% da população, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa marca o Dia Mundial Sem Tabaco.
A cidade gaúcha, que nos dois anos anteriores se manteve em terceiro entre as capitais, lidera o ranking seguida de São Paulo (12,5%) e de Curitiba (11,4%). Na outra ponta, aparecem Salvador (4,8%), São Luís (4,8%) e Belém (4,9%). Em Porto Alegre, foram entrevistadas 2.040 pessoas, sendo 668 homens e 1.372 mulheres.
Pessoas interessadas em parar de fumar podem procurar as unidades de saúde da Capital, que oferecem tratamento em grupos de apoio ou individual. Para chamar a atenção quanto aos males que o cigarro pode causar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se une a parceiros internacionais nesta sexta-feira, 31, motivada pelo Dia Mundial sem Tabaco. Neste ano, o tema da campanha é Tabaco e saúde respiratória. A proposta é conscientizar sobre as múltiplas formas nas quais a exposição ao fumo afeta a saúde respiratória em todo o mundo. As campanhas contribuem para a conscientização da população quanto aos danos fatais do consumo do tabaco e da exposição de não tabagistas ao fumo passivo.
Desde o final de 2017, 100% das unidades de saúde estão capacitadas a oferecer tratamento contra o fumo.