A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 18, o novo boletim do número de vítimas da Gripe Influenza no Estado. Os dados são negativos.
Até agora já foram confirmados 133 casos no Estado, destes 18 pessoas vieram a óbito. Os casos aconteceram em 49 cidades gaúchas em praticamente todas as regiões, mas com maior incidência na Região Metropolitana que computa 51,1% dos casos de Gripe A registrados sendo que 40 em Porto Alegre.
Duas pessoas já morrem em Porto Alegre em decorrência da doença. No Estado treze vítimas da Influenza envolveram o vírus H1N1, o subtipo de circulação mais frequente em 2019. Das 18 vítimas, oito tinham de 60 a 69 anos, incluídas entre os grupos de risco na campanha nacional de vacinação. Outras sete tinham de 50 a 59, uma era da faixa entre 30 a 39 e duas eram bebês menores de 11 meses (um deles de menos de seis, grupo para o qual não há indicação prioritária de vacina).
Quatorze dos pacientes que morreram tinham pelo menos um fator de risco: ter mais de 60 anos (oito) e portar ao menos uma comorbidade (quatro), dentre as mais frequentes uma doença cardiovascular crônica e o diabetes. A maioria (13 pessoas) usou o antiviral Oseltamivir, mas apenas sete tomaram a medicação no momento oportuno. Só duas haviam, comprovadamente, se vacinado.