Depois de meses, tratativas e estudos, a decisão pelo local onde será instalado o Centro de Eventos será divulgada nos próximos dias. Na reta final, duas cidades ainda disputam abrigar a estrutura que será construída pelo Estado. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, esteve hoje de manhã reunido com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, para reforçar o desejo da capital em contar com o equipamento de turismo. De acordo com a titular da pasta, os planos de Desenvolvimento e de Marketing apresentados pela Setur neste ano apontaram que Porto Alegre tem a sua vocação voltada ao turismo de negócios e eventos. “Esta é uma segmentação que já está consolidada, mas temos também o turismo náutico, partindo do Delta do Jacuí, que tem um grande potencial a ser trabalhado. São duas apostas que contribuem para o desenvolvimento econômico da Capital”, disse.
Esteio também quer o Centro de Eventos
Com relação ao Centro de Eventos, Abgail apresentou ao prefeito as duas áreas que concorrem para receber o equipamento. “Um Grupo de Trabalho composto por 12 Secretarias estaduais apontou que o Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, e o Parque Assis Brasil, em Esteio, são as que apresentam mais condições para sediá-lo”, revelou.
A secretária destacou que o Centro de Eventos é um projeto estratégico do Governo do Estado. “É um equipamento que levará a assinatura de Oscar Niemeyer, uma vez que ele já havia feito o projeto, e deverá ser uma Ágora da Democracia, onde os gaúchos, além dos turistas, poderão desfrutar de seus benefícios”.
Prefeito identifica problemas na construção do Centro de Eventos em Esteio
O prefeito defendeu que o empreendimento seja feito em Porto Alegre. “Temos todo o interesse que ele seja construído na Capital. Mesmo que o Parque Assis Brasil esteja próximo, ele apresenta problemas de acesso, a Rodovia do Parque amenizará, mas não resolverá por completo o problema do trânsito na BR 116. Construir o Centro de Eventos em outro local que não seja em Porto Alegre seria despotencializá-lo”, ressaltou.
Estudos foram terminados na semana passada
Durante muitos meses os arquitetos responsáveis pelo pela obra percorreram o Estado para ver a viabilidade dos municípios que se mostraram interessados em abrigar a estrutura. Contudo, apenas Esteio e Porto Alegre mostraram ter como sediar o Centro de Eventos. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Turismo, Marcio Cabral, que acompanhou as últimas visitas, a série de exigências para a escolha era extensa. Turismo, acessibilidade, interesse comercial, estavam entre os critérios para seleção.