José Fortunati anunciou, hoje pela manhã, sua saída do PDT, partido pelo qual foi eleito Prefeito de Porto Alegre no pleito de 2012. Em seu pronunciamento, Fortunati, salientou que sua vida política foi marcada por decisões fortes, sendo elas acertadas ou não. “Sempre olhei para trás com orgulho de tudo que fiz pelo Estado e pela cidade e não me arrependo delas. A noite de ontem consolidou mais um destes momentos.”, falou sobre a decisão.
Decisão um dia após veto do Prefeito ser derrubado na Câmara
A decisão do Prefeito foi anunciada depois de uma grande derrota sua na Câmara de Vereadores. Ontem, 16, os vereadores derrubaram o seu veto sobre o Projeto que cria 14 Áreas Especiais de Interesse Social de autoria da vereadora Fernanda Melcchiona e do agora deputado estadual Pedro Ruas, ambos do PSOL. A sessão ontem à tarde teve as galerias tomadas por representantes da comunidade e terminou com o veto sendo retirado por 19 votos a favor e 13 contra. Com a derrubada do veto, o projeto agora será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), e passa a ser lei.
O próprio Prefeito, em seu comunicado, admite que sua decisão foi tomada também em função da decisão da Câmara. “Esta foi uma decisão que vem sendo amadurecida há algum tempo e que teve na tarde de ontem na Câmara Municipal seu desfecho final.”, e completou: ” Sou um defensor ferrenho da independência dos poderes, algo fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito. Agora não posso admitir que exista em diversos parlamentares uma esquizofrenia política tamanha, na qual se é ao mesmo tempo governo e oposição, cruzando esta fronteira por mera conveniência pessoal”.
Compromisso em governar Porto Alegre
Por fim, Fortunati lembra que tem ainda um ano e nove meses frente à Prefeitura e que quer, “ao lado da população e daqueles que realmente querem o melhor para a cidade, independente de bandeiras ou colorações partidárias”, seguir.