O Sistema Metroclima da Prefeitura está monitorando a chuva que se aproxima da Capital. De acordo com os dados meteorológicos, áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão vão atuar na região de Porto Alegre na segunda metade do dia de hoje e ainda amanhã, quinta-feira.
As análises indicam que a chuva deve ser entre moderada e forte em alguns momentos, mais no final desta quarta e amanhã, especialmente na madrugada e durante a manhã, contudo, como a atmosfera não se encontra tão quente como naquele dia e as máximas devem ser muito menos altas.
Corrente de vento não é descartada
Os dados indicam que a corrente de vento vai trazer ar mais quente para o Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, alimentando o risco de temporais isolados, porém em caso de vento forte as ocorrências serão isoladas e associadas a chuva intensa passageira, predominantemente ao Norte da área da Capital. “Quando há chuva a tendência, pelo deslocamento do ar gerado pela precipitação, é que haja vento que sopra fraco a moderado, mas vendaval intenso de origem não ciclônica costuma ocorrer em dias de forte calor.”, explica o Sistema Metroclima. Como a rede de energia, mesmo quase toda restabelecida, ainda está frágil na cidade e muitas árvores sofreram danos, apenas chuva com vento fraco a moderado já pode causar algum transtorno.