A Prefeitura confirmou que um morador do bairro Tristeza está com dengue. Como o caso é importado (ele contraiu a doença em outro estado), isso vai motivar a aplicação de inseticida, para impedir a transmissão viral no bairro nesta segunda-feira, 18. A aplicação será feita em um raio de 150 metros a partir do entroncamento das ruas Doutor Barcelos, José Domingos Varela e Afonso Arinos. O paciente é morador da cidade de Dourados, no centro-oeste do país, e veio passar férias em Porto Alegre.
A médica veterinária Rosa Maria Carvalho, da CGVS, que coordenará as ações, ratifica a importância de, nesse período de férias e calor, pessoas em viagem para locais com transmissão viral das doenças transmitidas pelo vetor, o mosquito Aedes aegypti, tomem precauções antes e durante a viagem. Antes de sair em viagem, os moradores devem vistoriar cuidadosamente suas residências, eliminando focos de água parada que possam ser utilizados pelas fêmeas para colocação dos ovos.
Além disso, moradores de Porto Alegre que forem para locais com transmissão de dengue, chikungunya e zika devem também adotar medidas de prevenção individual, como uso de repelentes e roupas com mangas e proteção nas pernas, além de utilização de repelentes de parede (aparelhos elétricos). No retorno à Capital, em caso de sintomas de qualquer das doenças, a recomendação é de procura de atendimento médico o mais rápido possível. É importante referir ao profissional de saúde viagem para esses locais. O mesmo vale para o caso de receber visitas de pessoas que vivem em locais com transmissão viral.