
Mesmo uma semana após o término das eleições, a Prefeitura de Porto Alegre ainda trabalha no recolhimento do lixo eleitoral. A dificuldade para o término dos trabalhos esteve no acúmulo de panfletos, que nessa edição chegou a mais de 50 milhões de toneladas e também ao clima frio, que dificulta o trabalho de recolhimento.
Até a última quinta-feira, 11, 36 toneladas haviam dado entrada na Estação de Transbordo, na Lomba do Pinheiro, uma quantidade ainda bem inferior a da eleição em 2010. O DMLU já trabalha com a informação de que o lixo eleitoral nesta eleição de 2012 foi significativamente menor do que na eleição passada.
“Vamos aguardar a totalização para saber exatamente quanto diminuiu o lixo eleitoral coletado este ano, mas, de qualquer forma, não temos como avaliar a parcela desse lixo que está sendo “varrida” para dentro dos bueiros toda vez que vem uma chuva forte, o que tem acontecido todos os dias, desde a noite de domingo”, diz Carlos Vicente Gonçalves, diretor-geral do DMLU em exercício.
Acúmulo de lixo incomoda moradores

Para Karine Hasse, moradora de Porto Alegre, o uso exagerado de panfletos na campanha eleitoral é um retrocesso. “Numa época de em que consciência ambiental está em debate, até mesmo no currículo escolar, é inaceitável que “santinhos” sejam jogados no chão ajudando a entupir boeiros e alagar a cidade. É uma vergonha!”, exclama. Karine, que participa do grupo Flagre o Lixo da Sua Cidade (clique aqui para conhecer), também afirma que grande parte dos materiais que viu na rua jogados era de candidatos eleitos. “Como vai ser depois que assumirem seus cargos? Vão continuar sujando a cidade?”, indaga.
39 caminhões e 840 servidores foram deslocados para a limpeza
O DMLU escalou 870 servidores, com 39 caminhões e dez veículos de apoio, na operação especial que deveria tirar todo o lixo eleitoral da cidade a partir das 17 horas de domingo, até o amanhecer de segunda-feira. O mau tempo, porém, fez com que o trabalho tivesse que ser interrompido por volta das 22 horas. A limpeza foi retomada hoje, 15 e passa a ser realizada no contexto das atividades cotidianas do DMLU.