
Com a chegada do verão e o alto volume de chuvas dos últimos dias, um vilão pode estar se aproximando da Capital. O mosquito da Dengue, doença que deixou milhares de brasileiros doentes nos últimos anos, usa essa condição climática com calor e chuva para se reproduzir. Para combater a proliferação do mosquito, entre diversas ações de conscientização, a Prefeitura está disponibilizando aos moradores uma peça teatral sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da doença.
A esquete teatral é disponibilizada gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos meses de janeiro e fevereiro, empresas e entidades interessadas em promover ações de conscientização para seus funcionários (mínimo 50 pessoas) devem entrar em contato com a secretaria de saúde, através do telefone 3289 2621, para agendar a visita dos atores que apresentarão a esquete sonorizada de prevenção da dengue. A peça tem duração de 10 minutos, e mostra de forma lúdica e divertida, os cuidados que as pessoas devem ter em seus ambientes domésticos e de trabalho para a prevenção da doença.
Cuidados
Para manter os ambientes livres da presença da larva do Aedes aegypti é necessário adotar alguns cuidados. Manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas, proteger os ralos com tela milimétrica, os vasos devem ser preenchidos com areia, no caso das piscinas manter a água tratada e a caixa d”água bem fechada.
Doença
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Alguns sintomas característicos da doença são febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, fraqueza e manchas vermelhas na pele. Não existe vacina conta a dengue, em caso de suspeita da doença a orientação é procurar um médico e não tomar medicamentos por conta própria.