“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé.” O Carnaval Comunitário provou mais uma vez que o poeta estava certo. Muitos doentes do pé, mas com a alma sã, se reuniram nas últimas semanas no carnaval de bairro, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e que teve o apoio de organizações comunitárias. Foi essa união entre poder público e comunidade que possibilitou à festa do carnaval sair do Porto Seco e chegar a todos os cantos de Porto Alegre. Durante os meses de fevereiro, associações e centros comunitários se uniram à Prefeitura para celebrar a festa. Do lado do poder público vieram os carros de som e o equipamento técnico; do lado da comunidade, a organização de escolas de samba e agremiações, a fim de participar de um desfile sem muitas regras ou quesitos, mas muito divertido.

Para Silvio Leal, coordenador do Carnaval Comunitário, a iniciativa serve para, mais do que apenas divertir, unir a comunidade em prol de uma iniciativa salutar e de bom gosto e trazer um pouco do grande carnaval de Porto Alegre para quem não pode ir até o Centro. “Em primeiro lugar [a ideia] é trazer à comunidade uma parte do que acontece no Porto Seco e resgatar os carnavais de bairro, que já aconteciam em Porto Alegre há muito tempo. A gente quer, da mesma forma, possibilitar que as pessoas participem efetivamente do carnaval”, explica Silvio, que é representante da Secretaria Municipal de Cultura.
O presidente do Centro Comunitário do bairro Glória, João Felisberto, mais conhecido como “Feliz”, que recebeu o Carnaval Comunitário no dia 3 de março, comenta que a iniciativa também serve como opção de lazer e de entretenimento, mas é, principalmente, uma boa forma de integrar a comunidade. “Nós nos preocupamos durante todo o ano em dar à população essas opções de lazer. É assim que a gente ajuda, dando oportunidade”, exalta. Em seguida, completa: “E durante o ano inteiro estamos fazendo esse tipo de atividade aqui no Centro Comunitário. A comunidade do bairro Glória está convidada a participar”.
Confira as próximas datas:
17- Cohab Cavalhada
18- Lomba / Vila Mapa
24-centro / Frente a Usina
25- Mário Quintana/chacara da Fumaça
31- Partenon/São José