O prefeito em exercício, Sebastião Melo e o governador Ivo Sartori estão organizando uma força tarefa para, o mais breve possível, solucionar os problemas de falta de energia e água em Porto Alegre. Todos os hospitais, públicos e privados, já tiveram o fornecimento de luz normalizado e as seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também voltaram a operar.
Melo, durante reunião realizada no domingo, salientou o esforço conjunto entre os poderes executivos municipal e estadual. “Temos um “exército” de mais de dois mil servidores do Município e do Estado trabalhando incansavelmente para que a vida em Porto Alegre retorne à normalidade”, afirmou o prefeito em exercício.
Novos aparelhos
Com o uso intensivo, alguns equipamentos, como motosserras, estão apresentando fadiga. Melo autorizou a contratação do serviço e a compra de novos aparelhos necessários à continuidade das operações. O prefeito em exercício também destacou o sucesso da utilização dos rádios digitais, fornecidos pelo Ceic, para a comunicação dos integrantes da força-tarefa.
Energia e água
No fim da tarde desse domingo, 65 mil clientes continuavam sem luz nos bairros Cidade Baixa, Menino Deus, Bom Fim, Santana e Petrópolis. Todas as estações de tratamento do Dmae estão energizadas. Porém, como o tratamento da água e o bombeamento leva um tempo para ser normalizado, em quase todas as residências da cidade o serviço deve voltar ao normal até a noite desta segunda-feira, 1º.
Os hospitais, públicos e privados, estão com energia elétrica normalizada. 15 caminhões pipa abastecem aquelas instituições que ainda encontram dificuldades porque a água chega sem pressão. Um grupo de trabalho foi formado com as administrações das instituições e representantes da CEEE e do Dmae para cuidar especificamente das questões relacionadas à rede de saúde.
360 toneladas de resíduos vegetais
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu mais de 360 toneladas de resíduos vegetais e escombros somente no domingo. Desde o temporal, foram recolhidas 740 toneladas. São 290 servidores trabalhando com 70 caminhões. Também integra a força-tarefa o Exército Brasileiro, que está trabalhando no bairro Menino Deus com 40 militares, caminhões, viaturas e geradores. O Exército atua com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), enquanto os Bombeiros estão em outras frentes com a CEEE.