Depois de ter sido notificado pela Prefeitura de Porto Alegre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) decidiu fechar um piquete que tinha instalações alusivas à época de escravidão. De acordo com a Prefeitura o local utilizava, sem autorização, uma placa do Turismo de Galpão que está sendo dirigido pela Prefeitura.
O MTG é responsável pela aprovação dos projetos culturais exibidos nos piquetes instalados no Harmonia durante o acampamento. Ao todo, são 354 piquetes. “A Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico solicitou tomada de providências imediatas ao MTG que, diante do comunicado e confirmação do fato, fechou o local.”, explicou a Prefeitura em nota.
De acordo com a Prefeitura, a mostra do piquete sobre escravidão e senzala não fazia parte do Projeto Turismo de Galpão, coordenado pelo município. O Turismo de Galpão é um projeto que evidencia atividades culturais ligadas ao tradicionalismo, nos seus autênticos aspectos gastronômicos, musicais e artísticos. “A prefeitura repudia qualquer ato que faça exaltação ao período da escravidão no Brasil.”, finaliza.