
A Prefeitura Municipal colocou em funcionamento hoje, 12, o serviço gratuito de inspeção veicular, na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente do órgão, Vanderlei Cappellari acompanharam a vistoria de um carro de passeio na sede da empresa.
A inspeção, que acontecerá aos sábados, será feita nos moldes da frota de táxis. Na vistoria, são verificados itens como emissão de gases, alinhamento das rodas, suspensão, sistema de freios e análise visual do motor.
Porto Alegre tem 726 mil veículos de passeio cadastrados, que são responsáveis por grande parte da poluição atmosférica. “Por isso, a prefeitura se antecipa aos movimentos que discutem legislações para exigir a inspeção veicular e oferece um serviço gratuito, que possibilita que a manutenção seja feita sem multa”, enfatizou Cappellari.
Com viés educativo, a inspeção não é obrigatória e os condutores que tiverem seus carros reprovados não serão autuados. Os veículos serão diagnosticados por equipamentos coputadorizados em tempo real. No final da inspeção será emitido laudo da vistoria, feito por um técnico da EPTC, devidamente registrado no Crea, ficando a critério do motorista realizar o reparo na oficina de sua preferência. A revisão após os reparos também pode ser realizada por meio de novo agendamento.
Táxis Qualificados – A inspeção veicular e ambiental, com diagnósticos computadorizados, em tempo real, já começou a ser realizada na frota de táxis da Capital, permitindo uma qualificação constante dos 3.925 veículos da frota. Iniciada há trinta dias, já foi realizada a vistoria em 100 táxis.
A vistoria pode ser agendada pelo site da EPTC, no endereço www.eptc.com.br/inspecao.