Crianças de 15 meses que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral, podem agora se vacinar gratuitamente, pelo SUS, nas unidades de saúde de Porto Alegre contra catapora. A vacina está incluída na vacina tetra viral, que protege ainda contra a rubéola, caxumba e sarampo. A nova vacina (injetável) substitui a segunda dose da tríplice viral. O Ministério da Saúde está ampliando o Calendário Básico de Vacinação da Criança com inclusão da vacina da varicela na tetra viral. Com isso, estima uma redução de 80% das hospitalizações por catapora.
Vacina tem 97% de eficácia
Por ano, no Brasil, cerca de 9 mil pessoas são internadas e mais de 100 morrem por causa da catapora. A vacina tetra viral tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. A previsão do ministério é que a vacina esteja disponível em todas os 34 mil pontos de vacinação até o final do mês.
Os profissionais que atuam nas salas de vacinas do município foram capacitados para a introdução da tetra viral. O Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde alerta os pais e responsáveis para levarem a caderneta de vacinação sempre que procurarem os serviços de saúde para qualquer atendimento, pois o documento vai acompanhar a criança por toda a vida, sendo importante para manter as vacinas em dia.