A Prefeitura está pedindo atenção aos moradores da Capital para dias de forte instabilidade em Porto Alegre. A informação é de que a partir do final da tarde deste sábado, 15, há chance de chuva na Capital, mas modelos indicam que os maiores volumes são esperados entre o domingo, 16, e a terça-feira, 18. Não se descarta a ocorrência de temporais e queda de granizo isolados.
Grande parte deste sábado ainda tem tempo seco e abafado em Porto Alegre, mas a chance de chuva e possíveis trovoadas começa a partir do final da tarde. Segundo o Metroclima, a atmosfera muito aquecida, as nuvens carregadas e os centros de baixa pressão aumentam a instabilidade e a chance de tempo severo. Portanto, no período entre domingo e terça-feira, pode ter chuva a qualquer hora do dia, com chance de pancadas fortes de curta duração e trovoadas, possibilitando o acúmulo de grandes volumes. Devido ao tempo instável, pode ainda haver vento forte e ocasional queda isolada de granizo. De acordo com os meteorologistas, apesar do predomínio dessa instabilidade, não deve chover o tempo todo e a tendência é que ocorram intervalos de tempo seco com aberturas momentâneas.
Veja a previsão:
No sábado pela manhã ainda não há previsão de chuva, mas o tempo será seco e abafado. À tarde clima deve se instabilizar com chuva e chance de trovoadas. No domingo, segunda, terça e quarta deve chover a qualquer hora do dia com possibilidade de pancadas por vezes fortes a torrenciais com potencial para altos volumes em curtos períodos. Em alguns momentos, a chuva pode vir acompanhada de muitas trovoadas e com risco de queda localizada de granizo. De acordo com a MetSul, apesar do predomínio do tempo instável, não vai chover o tempo todo e a tendência é que ocorram intervalos de tempo seco e talvez até com aberturas entre a nebulosidade em alguns momentos com abafamento.