No sábado, 21, às 9h, em frente à rua Déa Coufal, um mutirão de limpeza irá unir poder público e moradores em um único objetivo: limpar a Orla de Ipanema. A ação está sendo coordenada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e conta com o apoio de entidades da Zona Sul como Ipanema eu Moro eu Cuido e Associação de Moradores do Bairro Ipanema (AMBI). A ação também quer conscientizar a moradores e visitantes quanto ao descarte correto de resíduos.
De acordo com o presidente Ambi, Plínio Braga Neto, o DMLU distribuirá luvas e sacolas plásticas para os voluntários que quiserem se integrar à ação. “Além disso, os moradores e voluntários que quiserem trazer equipamentos, como rastelo para varrer, luvas e outros, serão bem-vindos.”, salienta.
Reunião na quarta-feira definiu últimos acertos
Na quarta-feira, 19, os representantes das associações da Zona Sul se reuniram com funcionários da Prefeitura a fim de acertar os últimos detalhes para a realização da ação. Para Plínio Braga a reunião foi importante. “Entendemos que o DMLU se mostra empenhado e comprometido com a limpeza e conscientização, apesar dos entraves burocráticos que, em suma, ocorrem com a coleta de resíduos em nosso bairro Ipanema.”, comenta e completa: “Para a Ambi, atividades como essas são de extrema importância, pois tratam da questão da preservação ambiental em nosso bairro e, também, do aspecto que julgamos mais importante, que é a construção de novos e positivos hábitos com relação à conscientização do correto descarte de resíduos, que é um problema que assombra o nosso bairro”.
Preservação ambiental
A questão da preservação ambiental, cada vez mais central nas discussões da cidade, é também uma precoupação dos moradores de Ipanema que são diretamente afetados pelo Guaíba. Para Plínio Braga, presidente da Ambi, a preservação do meio ambiente, o esporte e o lazer, tanto quando a mobilidade urbana e segurança, são temas importantes e que serão sempre abordados pela entidade.