O Procon Porto Alegre notificou nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Companhia Zaffari a prestar esclarecimentos, no prazo de cinco dias úteis, sobre as condições de consumo dos produtos de fiambreria fatiados da marca. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul estão alertando a população para não consumir esses produtos, caso os tenham adquiridos anteriormente, pois foi encontrada a bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva.
Reclamações – Queixas podem ser realizadas no Procon Porto Alegre, localizado na rua dos Andradas, 686, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Procon também atende pelo telefone (51) 3289-1774 e por meio do site www.proconpoa.rs.gov.br.
Polícia Civil irá investigar
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial, DECON, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, DEIC, vai instaurar um Inquérito Policial, visando apurar, sob a ótica criminal, todas as circunstâncias que levaram à contaminação de fatiados de queijo pela bactéria ‘Listeria Monocytogenes’ em supermercado da rede Zaffari, em Porto Alegre.
A Delegacia do Consumidor apurará a responsabilidade criminal dos responsáveis pelo estabelecimento comercial contaminado, em tese ocorrido o crime contra as relações de consumo. Nos próximos dias, serão chamados a prestar depoimento na Especializada os gerentes e proprietários do supermercado, além dos agentes fiscais que procederam à inspeção sanitária no local contaminado.