A professora de Física da Escola Padre Reus, Lisiane Araujo Pinheiro, está entre os 30 professores da disciplina selecionados no país pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), para participação em curso na Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN). As atividades acontecerão entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro de 2013, em Genebra, na Suíça.
Considerado um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo, dentre os seus diversos programas e laboratórios está o que realizou a descoberta da possível existência do bóson de Higgs, a partícula que faz parte do mecanismo que dá massa a toda a matéria existente. Espera-se que esse experimento contribua para a confirmação de teorias como da origem e formação do Universo.
Curso prevê visita a laboratórios e será em português
A professora Lisiane Araujo Pinheiro participará do curso na área de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.
Esta atividade é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), através da Secretaria para Assuntos de Ensino, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e financiada pela Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES. Os órgãos brasileiros têm a parceria do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), que oportunizou a participação de professores de outros países de língua portuguesa na Escola de Física do CERN, originalmente restrita para professores portugueses.