Será assinado às 11h desta terça-feira, 18 o contrato de financiamento para o programa Despoluição das Bacias Hidrográficas (Prodes). O presidente da Agência Nacional das Águas (Ana), Vicente Andreu, se reúne no Salão Nobre do Paço Municipal), juntamente com o prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flavio Presser, e a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, Terezinha Guerra, que fará o acompanhamento do empreendimento. Às 12h, no hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514) o presidente da ANA será palestrante na reunião almoço realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes em parceria com o Dmae.
Visitas as estações de Tratamento do Cristal e Serraria
Os conselheiros, delegados e cidadãos integrantes do Orçamento Participativo em Porto Alegre realizarão também visita às obras das estações de bombeamento de esgotos (EBEs) Cristal e Serraria. O objetivo da visita é proporcionar conhecimento sobre o sistema que irá elevar a taxa de tratamento de esgotos em Porto Alegre de 27% para 77%. “Com essa iniciativa, estamos possibilitando o contato direto da população com as obras do Pisa”, afirma o coordenador do Centro Administrativo Regional, do Orçamento Participativo (CAR),Fernando Mello.
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria, obra do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) ficou em primeiro lugar entre os trinta projetos selecionados este ano pelo Prodes. Os recursos no valor de R$ 39,2 milhões ficarão aplicados em um fundo de investimento na Caixa Econômica Federal e serão liberados a medida que ETE Serraria passar a operar, o que será aferido periodicamente pela ANA e pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba que também firma o contrato.
O Pisa, na zona Centro-Sul, e o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Sarandi, na zona Norte, serão responsáveis por elevar a capacidade de tratamento de esgotos da cidade dos atuais 27% para 80%. Esse salto de qualidade no saneamento é uma das metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das apostas mais elevadas do governo federal ao incluir o Pisa nos investimentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.