O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) fez um levantamento que indica que as mensalidades de escolas particulares terão um reajuste médio de 6,7% em 2019. A pesquisa foi realizada com 137 escolas de Educação Básica em todo o Estado. A apuração foi realizada entre 22 de outubro e 14 de novembro.
Os dados do Sinepe também indicam que os custos das instituições de Educação Básica aumentaram em média 8,9% em 2018. A previsão de aumento para 2019 é de 7,9%. O principal fator para os reajustes seriam os custos com funcionários, seguido pelos gastos com infraestrutura e contas públicas, como água e luz.
“A escola faz a sua planilha de custos, mas também olha para a sociedade. Melhorias nos processos internos, no gerenciamento e o controle de investimentos são alguns dos meios usados pelas instituições para fazer mais com menos”, diz o presidente do Sinepe/RS,Bruno Eizerik. De acordo com ele, os reajustes nas escolas levam em consideração vários fatores, como a planilha de custos, investimentos na instituição e situação socioeconômica das famílias.