Está lançado o Grupo de Trabalho Orla de Ipanema. A reunião que oficializou o GT aconteceu na noite desta terça-feira, 24, no Clube Professor Gaúcho. Estiveram presentes representantes da Brigada Militar, da Prefeitura e moradores dos bairros Ipanema, Guarujá, Espírito Santos e Jardim Isabel. O projeto prevê que os moradores se unam para informar e reivindicar ações tanto à Prefeitura, quanto ao Estado, visando o combate e a prevenção da violência e da criminalidade nos bairros que estão costeados pelo Lago Guaíba através de ações integradas dos poderes públicos municipal e estadual.
Ficou definido que o grupo, composto por moradores dos bairros da Orla do Guaíba, irá se reunir quinzenalmente com a Secretaria Municipal de Segurança onde serão tratadas as reivindicações comuns a todos os grupos do GT. Uma das propostas é trazer câmeras de segurança para o monitoramento da Orla.
Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido
De acordo com Waneza Vieira, do movimento Ipanema: Eu moro, eu cuido e uma das organizadoras da reunião, a ideia é agora pensar a segurança de forma coletiva para assim “Tomar as rédeas da cidadania e nos tornarmos autores de nossa própria história”, explica. A moradora salienta ainda que, de forma organizada e em consonância com o poder público, este GT, entre outras coisas, tem a pretensão de desempenhar um papel solidário identificando e sugerindo soluções, visando e percebendo o outro como um ator que necessita ser incluído no contexto social, devolvendo o espaço público à população em um formato humanizado e seguro. “Estamos inaugurando um trabalho inédito na Capital. Seremos os agentes das transformações tão necessárias nestes tempos de lutas, armados de coragem e humildade”, finaliza.
Brigada Militar comemora iniciativa
Para o comandante da 4ª CIA da Brigada Militar, que responde pelos bairros da zona Sul, Capitão Fábio Kuhn, o GT irá ampliar os olhos da Brigada Militar para a segurança nos bairros. “Agora os moradores poderão informar situações para a BM e os problemas que eles possam ter em cada um dos seus bairros. A Polícia trabalha com informação e isso vai facilitar o trabalho policial.
GT é demanda do Prefeito
Representando a Secretaria Municipal de Segurança, Juarez Fraga, avaliou que o GT é uma das ações que o Prefeito quer que cresçam em Porto Alegre. “É um projeto que vai ao encontro do que pensa o prefeito José Fortunati para a cidade. Os moradores trabalhando em consonância com os poderes em busca de melhorias para Porto Alegre”, explica. Juarez acredita que, com a comunidade trabalhando unida em ações integradas junto a Prefeitura, a Brigada Militar e a Polícia, o projeto só trará benefícios aos moradores da Orla do Guaíba.
Segurança é a principal preocupação
Para Vicente Santana, morador do bairro Jardim Isabel, a consonância nas demandas é importante porque irá tratar, em conjunto de várias demandas diferentes, mas que vão ter uma mesma forma de atuação da Prefeitura.”Se cada um de nós fosse separadamente lá, com certeza não conseguiríamos tanto espaço de ação como iremos conquistar agora com o GT”, relata e finaliza: “O nosso principal problema é com certeza a segurança”.