O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executou, na tarde de sexta-feira, 28, um plantio urbano sustentável na rótula das avenidas Cristiano Kraemer, Monte Cristo, Rodrigues da Fonseca e rua Belém Velho, bairro Vila Nova. Foram plantados pequenos arbustos e folhagens em floreiras feitas com palets recicláveis. O local era um foco de descarte irregular de resíduos, e o DMLU retirava um volume de dez toneladas de material semanalmente.
O objetivo de plantio urbano sustentável é ocupar espaços ociosos nas comunidades que são depósitos irregulares de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. São utilizados como canteiros e vasos, materiais de descarte, como palets.
O comerciante Geraldo Machado, proprietário da Tabacaria da região, pretende adotar o local em parceria com outros comerciantes. “Precisamos ajudar e nos mobilizar para conservar este espaço limpo, pois costumavam descartar sofás, geladeiras, roupeiros e muito lixo neste lugar”, destaca Geraldo. “Pretendemos inibir a disposição de resíduos em locais inadequados, contando sempre com o apoio da comunidade, que se compromete em manter o local limpo e sem resíduos”, destaca a coordenadora da CGEA, Patrícia Antunes Russo. A comunidade local participa da ação com a doação de mudas e na construção do espaço, comprometendo-se a manter o local limpo e sem resíduos e evitando o retorno do foco de lixo.