O Bairro Teresópolis já presenciou muitas histórias de superação e sucesso; uma delas chama especial atenção. Há mais de cinqüenta anos, Manoel Narceu Pinheiro, elegeu o bairro, para concretizar seu sonho de vida. Foi ali, com muita dedicação e árduo trabalho, que consolidou o Salão dos Amigos – barbearia; hoje administrada por seu genro nos mesmos valores que moldaram a geração anterior: gratidão, trabalho, honestidade e família.
Natural de Tapes, Manoel aos 25 anos, veio a Porto Alegre em busca de um trabalho, que lhe permitisse casar com sua futura esposa Delurdes Ferreira Pinheiro. “Foi seu irmão Adão, quem indicou o trabalho” – conta seu genro Ildefonso Cruz da Silva: “Ele já sabia cortar cabelo, era bom nisso! O irmão aconselhou a procurar o salão do Miro”, explica.
Gratidão> Lá chegando, o Manoel conseguiria o serviço, desde que tivesse um jaleco. Triste constatação: por estar sem recursos perderia a vaga. Um desconhecido no local lhe chamou: “ Não leve a mal, escutei o assunto. Toma esse dinheiro, compra o jaleco e começa a trabalhar!” E assim aconteceu.
Trabalho> Após trabalhar 5 anos nesse local; um de seus clientes, dono do antigo prédio das lojas Renner, lhe oferece uma de suas salas, para que investisse num negócio próprio. Aceitando a proposta, e mais a colaboração de Pedro, seu cunhado, para adquirirem as cadeiras e ferramentas necessárias ao negócio, tornaria-se viável aquele projeto. Assim em 26 de outubro de1960 nasce dessa sociedade, o Salão Dois Amigos. Anos mais tarde a parceria se desfaz, juntamente com o “i” do nome do empreendimento. O Salão dos Amigos, torna-se uma reconhecida barbearia com mais de 50 anos de tradição no mesmo endereço: Av. Ludolfo Boehl esquina Av. Teresópolis.
Família> Passados 25 anos de trabalho, e já pensando em aposentadoria, o Manoel chama seu filho Silvio para trabalhar na barbearia; um ano mais tarde convida o caçula Sidnei pro mesmo ofício. A Sirlei, sua filha primogênita, completou o curso no SENAC no ano seguinte, e veio também trabalhar na Barbearia. Foi um duplo desafio a ela na época: trabalhar naquele ambiente estritamente masculino, e data da merecida aposentadoria de seu pai, que deixava ao encargo dos filhos, os clientes e amigos de anos de atendimento.
Honestidade> Seu Manoel, já aposentado, morava num sítio em Sentinela do Sul aproveitando bem a nova fase da vida, colhendo os benefícios de seu longo trabalho. Em Porto a empresa estava em dificuldades, passando um momento crítico, aí o Manoel decidiu chamar seu genro para gerenciar o negócio da família. Disse ele dos filhos: ”Como administradores, eram ótimos barbeiros!”, relembra Ildefonso. Pela insistência, o genro aceitou o desafio e remodelou o rumo da sua vida: largou o trabalho na construção civil, fez o curso de barbeiro pelo SENAC, e em 1989 soma-se a equipe.
Atualmente essa empresa familiar está já na 3ª geração, presente no coração do bairro Teresópolis e no coração de seus freqüentadores! Atendendo a todo público: masculino, feminino e infantil, em diversos serviços: