Depois de 21 anos de inadimplência o Hospital Santa Casa de Uruguaiana pagou no início de junho a fatura de energia elétrica do mês de maio, no valor de R$ 81.074,51. É a primeira vez que o Hospital efetua um pagamento a concessionária de energia em 21 anos.
O pagamento da fatura do mês é um dos termos da parceria firmada entre a atual administração da instituição, sob intervenção do Município e a RGE Sul, a partir de uma negociação que visa quitar ainda a dívida milionária da instituição com a concessionária. Atualmente, a Santa Casa de Uruguaiana deve a RGE Sul mais de R$ 28,79 milhões, referentes a faturas não pagas.
Na mesa de negociação, ficou acertado que a instituição manterá em dia o pagamento da fatura do mês, em contrapartida pela implantação de um projeto de eficiência energética, que visa a redução do consumo de energia, reduzindo assim o custo mensal de energia. No projeto, a RGE comprometeu-se a realizar a troca das lâmpadas de todo o Hospital por lâmpadas econômicas e instalar placas de energia solar, que irão gerar energia limpa e reduzir o consumo.
O pagamento da fatura comprova o início de uma nova fase para a Santa Casa de Uruguaiana.