A Prefeitura Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta sobre a situação epidemiológica do sarampo em Porto Alegre. De acordo com a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis, já foram confirmados oito casos de sarampo no município e 11 suspeitas até o momento. No Brasil, já são 680 casos confirmados da doença.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que é importante detectar e notificar rapidamente qualquer caso suspeito de sarampo. Isso possibilita que as medidas de controle sejam realizadas oportunamente, para interromper a cadeia de transmissão da doença. Pessoas que apresentem febre, manchas vermelhas na pele, acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite devem procurar auxílio médico, pois podem estar infectados com a doença.
O alerta ressalta a importância da vacinação com a Tríplice Viral, que também previne contra caxumba e rubéola. A vacina está disponível nas unidades de saúde da capital, para a faixa etária dos 12 meses até os 49 anos.
Campanha de Vacinação
Do dia 6 ao dia 31 de agosto, acontece a campanha de vacinação contra sarampo e poliomelite em Porto Alegre, para crianças entre 12 meses e cinco anos. Crianças que já fizeram duas doses da vacina tríplice viral estão imunizadas contra sarampo, rubéola e caxumba.