O governador José Ivo Sartori decidiu pedir ajuda ao Governo Federal hoje. Serão enviados 150 soldados da Força Nacional e 30 viaturas. Esse efetivo, que estava trabalhando na Olimpíada, irá trabalhar no auxílio à segurança no Estado. “Essa é uma primeira etapa. O auxílio terá continuidade”, afirmou Sartori, que pediu também um presídio federal.
Sartori viajou a Brasília para solicitar a presença da Força Nacional para a guarda externa de presídios com o objetivo de liberar brigadianos para o policiamento ostensivo. O governador solicitou também recursos para investimento em armamentos, viaturas, coletes balísticos e equipamentos de monitoramento para estancar a criminalidade.
O governador admitiu que as medidas tomadas até então não foram suficientes para dar conta do aumento da criminalidade no Estado. “Apesar dos investimentos já feitos e do Plano de Segurança lançado como resultado de grande empenho, o quadro de pessoal é insuficiente para frear a atual situação”, argumentou Sartori, ao lembrar que recentemente foram chamados 752 policiais militares e 224 policiais civis aprovados em concurso.