Com a chegada do inverno, a Gripe A volta a preocupar Porto Alegre. A coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre divulgou hoje um boletim informando que foram confirmados 29 casos de gripe na Capital, sendo que já ocorreram três óbitos por Influenza A Sazonal, dois por H1N1 e um por H3N2. Do total de casos, 11 são de Influenza A (H1N1) e 18 de Influenza A Sazonal (H3N2).
A orientação dos órgãos de saúde é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirrar ou tossir. Havendo sintomas de síndrome gripal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível. A vigilância alerta especialmente as pessoas que apresentarem febre repentina, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e com dor muscular (mialgia), nas articulações (artralgia) ou dor de cabeça (cefaleia).
Depois de passar por consulta (na rede pública ou privada de saúde) e receber a prescrição com receita médica, os usuários podem retirar gratuitamente, nas farmácias distritais mantidas pelo município, o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu). O medicamento é encontrado também para compra em farmácias particulares, sendo igualmente necessária a apresentação de receita.