Fotos: SEDA
A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) resgatou ontem um cão rottweiler que se encontrava em uma residência abandonada no bairro Nonoai. Ele foi encaminhado, na tarde desta quinta-feira, 28, para atendimento na Unidade de Medicina Veterinária (UMV). Para assegurar a remoção do animal do espaço insalubre em que se encontrava, a equipe de fiscalização da Seda contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Segundo relatos de vizinhos, a responsável pelo cão há mais de um mês o deixara abandonado, sem cuidados de higiene ou alimentação que era fornecida, voluntariamente, pelos próprios moradores da região. O relatório da ação será encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MP/RS), para apuração de crime de maus tratos ao animal.

Maus-tratos são relatados desde 2011
De acordo com a vereadora Lourdes Sprengler, na segunda-feira, 25, ela, junto a protetoras de animais, encaminhou notícia crime ao Ministério Público pois tal situação já tinha 13 protocolos com solicitação de fiscalização de maus-tratos a animais no referido endereço desde 2011. Após recuperação o animal deverá ser colocado para adoção.