Os municipários de Porto Alegre realizaram um protesto nesta quinta-feira, 16, em frente à estação de transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na Lomba do Pinheiro. Há 17 dias em greve, o Sindicato dos Municipários (Simpa) está realizando manifestações em departamentos e instituições municipais para mobilizar outros servidores e demonstrar apoio a cada setor do serviço municipal.
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nota no começo da tarde de hoje manifestando-se sobre o ato promovido pelo Simpa. “Os manifestantes estão impedindo a operação normal de entrada e saída do transbordo, o que pode acarretar uma reação em cadeia em todo o sistema de coleta de lixo da cidade. Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo de Porto Alegre. A prefeitura considera injustificáveis este e outros atos de vandalismo protagonizados nas últimas semanas pelo Simpa. Tais ações destrutivas são prejudiciais para a cidade e seus moradores”, diz a nota.
Já o Simpa declara que não impediu a entrada e saída de caminhões de lixo do departamento e que o ato teria sido apenas para mobilizar outros servidores municipais a aderir à greve.
Leia mais:
Prefeitura e Simpa não chegam a acordo e greve continua
Centrais sindicais protestam nesta sexta-feira em Porto Alegre
Prefeito pede auxílio policial para garantir serviços essenciais
Servidores municipais protestam em frente à Prefeitura