A forte tempestade que atingiu Porto Alegre na última noite deixou milhares de porto-alegrenses sem luz, muito estrago nas ruas e feridos. Incomum pela violência e longa duração (quase uma hora), essa foi uma das mais intensas tempestades das ultimas décadas em Porto Alegre. Gerada por uma supercelula de tempestade, decorrente do calor (fez 39,3°C na sexta), a supercelula é uma área de tempestade muito intensa, capaz de gerar até tornados. Esta célula ganhou força ao alcançar a Capital
Prefeitura
O prefeito em exercício Sebastião Melo está reunido com os secretários municipais e gestores da prefeitura nesse momento para avaliar os estragos e organizar as ações a serem tomadas. Além de representantes do Poder Executivo Municipal, líderes do Corpo de Bombeiros e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), estão na reunião.
CEEE
A CEEE também está com problemas em seu sistema de atendimento e por isso, em função da contingência e da fila para atendimento no 0800, ela orienta clientes a adiar o contato com a Companhia. Mais de 300 mil clientes da Companhia estão sem luz no Rio Grande do Sul, sendo que 90% destes são de Porto Alegre.
EPTC
Há diversos pontos com semáforos fora de operação na Região Central, Zona Sul e alguns pontos da Zona Norte devido a falta de energia. Não há previsão de normalização.