
Nesta terça-feira, 8, a Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre, iniciou a comercialização do cartão SIM Unitário, que substitui o atual bilhete unitário, de papel. Com a Estação Mercado, chega a quinze o número de estações em que o cartão já é utilizado. O novo dispositivo permite maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal. O SIM Unitário tem o mesmo valor do atual bilhete, de R$ 1,70.
Reformas e adaptações para a Copa do Mundo
A estação Mercado recebe também adaptações para o uso da nova tecnologia, assim como material gráfico informativo para esclarecimento aos usuários. Já na estação Aeroporto as obras de revitalização estão na fase final, deixando os banheiros interditados por 30 dias para a implantação da acessibilidade universal. As melhorias na estação incluem a instalação de um elevador (de uso restrito a portadores de necessidades especiais) de acesso à plataforma da estação – além de outro para acesso à sede da Trensurb – e de piso podotátil (para auxiliar deficientes visuais). Está prevista também a reforma do piso existente, pintura, atualização da comunicação visual com placas de informações trilíngue, entre outras medidas. Elas são necessárias para a compatibilização com o sistema Aeromovel, a ser integrado à estação para ligá-la ao Terminal 1 do Salgado Filho, e visam também à realização da Copa do Mundo de 2014.
Demanda reduzida modifica horários dos trens
Desde a última quarta-feira de dezembro, 26 entrou em funcionamento a grade horária de verão. O intervalo entre viagens nos domingos e feriados permanece o mesmo e a previsão da duração dos horários operados é até o dia 23 de fevereiro.