Quando temos algo muito grande para resolver, uma das alternativas é dividir o problema. É isso que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nonoai está oferecendo aos moradores da região. Usando a metodologia de Terapia Comunitária, a UBS está recebendo pessoas interessadas em participar de um grupo que visa promover saúde e qualidade de vida, por meio da fala e da troca de experiências e vivências.
Para Jana Ferrer, enfermeira facilitadora dos encontros, as reuniões são uma boa oportunidade para dividir problemas com o grupo e, dessa forma, aprender formas de lidar com o que vem lhes incomodando. Jana lembra, contudo, que o grupo não é destinado a pessoas com patologias psíquicas, mas sim para quem precisa de ajuda emocional para lidar com dificuldades. “Um espaço de compartilhamento de sofrimentos para que em um coletivo se possa falar e compartilhar”, salienta.
Liberdade
Qualquer assunto pode ser tratado durante os encontros. Sem a necessidade de nenhum tipo de inscrição, o grupo, em atividade desde julho deste ano, oportuniza aos usuários uma reflexão do sofrimento causado pelas situações diárias. Orientados por facilitadores, os participantes partilham suas angústias e constroem vínculos solidários que facilitam a solução de seus problemas, auxiliando no resgate da identidade, da autoestima e da confiança em si. A Terapia Comunitária é uma metodologia de intervenção que não foca em patologias individuais, mas funciona como um espaço coletivo de prevenção e promoção da saúde, contribuindo para a ampliação da percepção dos problemas e para a possibilidade de encontrar soluções a partir das competências locais.
Sigilo
Outra característica importante de ser ressaltada é que nenhum assunto tratado nas reuniões pode ser levado para fora dos encontros. “A ideia é que as pessoas venham até aqui para discutir e se sentirem livres para falar o que quiserem, por isso ninguém pode comentar o que acontece fora dos nossos encontros”, explica.
Serviço
Telefone da UBS: 32491876
Endereço: Rua Erechim, 985.
Reúne-se às quintas-feiras, às 10h30, e é aberto a toda a comunidade.