A Prefeitura intensificou ontem a aplicação de inseticida no bairro Vila Nova. Mais de 220 residências de seis ruas onde houve confirmação de cinco casos autóctones de dengue (contraídos no próprio bairro) e outros casos estão em investigação, foram visitadas na manhã deste sábado, 13. Pelo menos 135 criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, foram eliminados.
O coordenador em exercício da CGVS, José Carlos Sangiovanni, destaca que a operação vistoria, realiza a eliminação de criadouros, orienta moradores casa a casa, e, o mais importante, faz busca ativa de casos, ou seja, pesquisa, em cada residência, por pessoas com sintomas da doença. Pelo menos três casos serão investigados. A comunidade da Vila Nova terá acompanhamento ao longo das próximas semanas por equipes de diferentes órgãos da prefeitura. Ação integrada do poder público municipal deve ser desencadeada no bairro.
As ruas que receberam atenção da CGVS foram João Salomoni, Atílio Superti, Jeromolo Minuzo e Monte Cristo, incluindo o miolo do quadrilátero, que inclui as ruas Marquês do Maricá, Aurora e Marte.
Entre as orientações prestadas à comunidade é a atenção diante de sintomas da dengue. Pessoas com febre alta repentina, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-ocular, mialgia, artralgia, exantema, náuseas, vômitos, petéquias, prova do laço positiva, leucopenia, foram orientadas a procurar atendimento médico. Na rede municipal, de segunda a sexta-feira o atendimento deve ser buscado nas unidades básicas de saúde de referência (em função do endereço), em horário comercial. Fora do horário comercial, incluindo feriados e finais de semana, a referência é o Hospital da Restinga (Estrada João Antônio da Silveira, 3.330).
Quero ver eles acabarem com o esgoto a céu aberto que existe entre as ruas Marquês do Maricá e Ênio de Souza, mas é bem capaz de falarem o de sempre ” vá ao OP”, agora eu vou mandar os mosquitos irem e enfiar guela a baixo o IPTU que pagamos junto com a taxa de esgoto.
Eu tenho que dizer que Belém Velho e Vila Nova estão abandonados pela Prefeitura de Porto Alegre pois não tem sistema de esgoto tratado e nem asfalto e calçamento, na estratada Kanazawa não tem esgoto tratado e tem mosquitos por todo o bairro a infestação é terrível, toda a Vicente Montegia está com esgotos escorrendo pela avenida é rídiculo este governo que só sabe aparecer em bairros finos e deixando a maioria da população abandonada, cade o asfalto e Onibus na Estrada Kanazawa, cade o esgoto tratado que a Dilma disse que teria em todas as residências?… Lamentável!