Com a abertura da colheita do pêssego na terça-feira, 3, a Zona Sul se prepara para o início da já tradicional Festa do Pêssego. O evento será realizado no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova. O primeiro dia das festividades será nesse sábado, 7. Os portões do centro de eventos ainda irão abrir nos dias 8, 14 e15, 21 e 22 sempre das 9 às 20 horas para a comercialização de frutas, doces e produtos artesanais feitos pelos produtores rurais.
Na solenidade de abertura da colheita, realizada esse semana, o prefeito José Fortunati salientou a importância da Lei Complementar 775/2015, que reestabeleceu a Zona Rural de Porto Alegre. “A legislação agora nos permite pensar mais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, para fomentar as atividades agrícolas e a permanência dessas famílias no campo”, concluiu o chefe do executivo.
De acordo com o diretor técnico da Divisão de Fomento Agropecuário da SMIC, Antônio Bertaco, esse ano a expectativa para a colheira desse ano é inferior a do ano passado em função das fortes chuvas. “Tivemos uma quebra da safra devido a muita chuva e granizo.”, explica. Antonio salienta ainda que a estima é de vendas de até 100 toneladas de pêssego durante o evento.