De maneira geral, os estudos sobre talento dizem que é um conjunto de aptidões naturais ou adquiridas, ter capacidades valorizadas, pessoa que sobressai em determinada atividade, etc.
Agora que já se tem uma breve noção do que seja talento, mas muito breve mesmo, penso que seja mais coerente perguntar novamente:
Você sabe qual é o seu talento?
Como saber se você é uma pessoa talentosa?
Quais as evidências que você tem disso?
Agora pergunto: apenas talento é suficiente para obter sucesso na área em que se atua profissionalmente?
Se comunicar bem é um talento, pois as áreas da comunicação estão em alta. Saber ouvir é outro tão importante quanto falar nos dias atuais, onde muitas pessoas escutam para responder e não para compreender. Há profissões onde é fundamental escutar, e deixando claro que não uma escuta passiva, mas sim ativa, onde é preciso estar atento aos detalhes do que é dito. A arte de cozinhar é outro. Existem restaurantes a procura de chefs fantásticos, inovadores e geniais. Saber se relacionar, a arte das relações interpessoais está presente em quase todas as profissões. Ter inteligência emocional, jogar bem futebol, ter a eficiência de ser muito bom em um determinado esporte, ser fotogênico, etc.
Tão importante quanto se ter talento é ter o desejo, vontade e aspiração de exercê-lo, pois de nada adianta ter habilidade para ser um ótimo esportista, mas não estar disposto ao número de horas que é preciso treinar, ou ao número de horas fundamental ao descanso, pois hoje a ciência já provou que treino e descanso andam juntos.
Mas e você é talentoso em quê?
Além de ser talentoso, você se interessa pela área em que tem muito habilidade?
O quanto você se interessa?
Quantas horas por dia você investe em você nisto?
Por fim, penso que todas as pessoas têm talentos, e se por ventura você ainda não descobriu o seu, espero muito que você possa descobri-lo, porque imagino que sua vida terá uma cor diferenciada, um sabor distinto e um aroma inconfundível.