A Prefeitura dará início no próximo mês a mais uma etapa de qualificação no trânsito entre a Zona Sul e o Centro. Agora o trecho atendido será próximo ao bairro Ipanema onde será feita uma faixa reversível semaforizada na avenida Wenceslau Escobar, entre a rua Professor Xavier Simões e a avenida Coronel Marcos. A obra ainda prevê remoção de diversos canteiros em uma extensão de cerca de 2 km, com a criação de uma nova faixa de rolamento. O encerramento previsto é até o final do semestre, conforme disponibilidade de material, com a previsão de um ganho de cerca de 15 minutos aos motoristas nos deslocamentos diários, principalmente no pico da manhã.
De acordo com a Prefeitura, o conjunto de obras deve beneficiar diretamente mais de 110 mil moradores da região Sul, principalmente habitantes dos bairros Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Jardim Isabel e Pedra Redonda. Igualmente serão favorecidos os motoristas de outros bairros das regiões Sul e Extremo-Sul, que se deslocam diariamente pela Wenceslau Escobar, Cel. Marcos e Tramandaí, hoje com congestionamentos principalmente no pico da manhã, no sentido bairro-Centro, das 7h20 às 8h20. A demora no deslocamento, para um trecho de 2,2 km, chega a atingir 24 minutos. “Será um dos principais projetos em mobilidade para este ano”, afirma Elizandro Sabino, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
Os pedestres também terão mais segurança nas travessias. “Além da previsão da redução de cerca de 25% na acidentalidade envolvendo os veículos, implantaremos travessias de pedestres integrais em pontos de intensa circulação de pessoas, como nas imediações de escolas, certamente com menos riscos de atropelamentos”, afirma a arquiteta Carla Meinecke, diretora técnica da EPTC.
A faixa reversível semaforizada em trecho da Wenceslau Escobar funcionará das 21h às 16h, no sentido bairro-Centro, sendo das 16h às 21h no sentido inverso. Os serviços na região acontecerão entre 10h e 16h, acompanhados por técnicos da Prefeitura e agentes de fiscalização da EPTC. O investimento previsto será de R$ 315 mil.