Continuando nosso assunto da postagem anterior, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a importância dos cuidados com a pele para a imagem pessoal. Hoje nosso foco é na maquiagem! A maquiagem é uma ferramenta para disfarçar algumas imperfeições, exaltar o que temos de belo e elevar a autoestima. Além de seu caráter estético, as maquiagens atuais possuem também a função protetora, com os mais modernos produtos que protegem a pele.
O papo é bem básico, direcionado principalmente para aquelas que não sabem nem por onde começar (eu era uma de vocês há pouco mais de um ano… Sempre adorei montar altos looks, mas nunca me preocupei com maquiagem, até que as coisas mudaram!)
Para uma maquiagem básica, daquelas que não nos tomam mais do que 10 minutinhos e dá um ar de saúde, precisamos de no mínimo: Primer, corretivo, base, pó, sombra, máscara de cílios, blush, batom ou gloss.
Primer – O próprio nome já diz tudo: é um item indispensável para a pré-maquiagem! Quem experimenta, adora e não deixa de usar. É um produto que serve para minimizar as linhas de expressão, ruginhas e os poros abertos. A função dele é deixar a pele mais homogênea e ajuda a fixar a maquiagem.
Corretivos – São inúmeras as cores de corretivos que tem no mercado, as mais comuns são: verde, amarelo, vermelho e lilás. A escolha da cor ideal vai depender do problema que queremos disfarçar:
A aplicação é feita da mesma maneira que um corretivo comum (tons da pele), por meio de leves batidas de dedo no local desejado ou com uso de pincel. O importante é depositar levemente o corretivo, sem esfregar ou “varrer” o produto. É importante esperar um pouquinho para secar e, então, aplicar o corretivo comum da cor da sua pele.
Há quem prefira aplicar a base antes do corretivo. Isso é realmente uma questão bem pessoal e, se o resultado for bom, não vejo razões para decretar uma ordem para os fatores.
Base – Existem bases em pó, em creme/pasta, em gel, mousse, líquida, cremosa, mate, luminosa… ufa! O tipo e o tom ideal terão que ser testado por você, pois dependerão da cobertura necessária. Um erro comum que muita gente comete é testar o tom da base na mão. Não tem como escolher a base com esse método. O tom do nosso rosto geralmente (para não dizer sempre) é diferente do que temos em outras partes do corpo. A base se testa no rosto e pronto!
A aplicação poderá ser com os dedos, pincéis, esponjas. Assim como no corretivo, o importante é aplicar e não esfregar o produto, pois o vai e vem do pincel, por exemplo, apenas irá tirar o produto e marcará a pele. Aplique com leves batidas.
Blush – É importante tomar cuidado para usar corretamente. Lembre-se a idéia é ter uma carinha saudável e não parecer que levou uma chinelada. 😀
Olhos – Para um look bem natural, uma dica quase que universal é usar sombras em tons terrosos. Quando não tenho tempo, so o pincel do blush mesmo, só para dar uma corzinha.
Não esqueça de usar uma máscara de cílios. Ela faz toda a diferença.
Delinear os olhos também dá um up. Para o dia, se você não quiser algo muito marcante, pode usar um lápis marrom.
Lábios – Agora é só dar uma corzinha ou um brilho nos lábios e pronto. Linda!!!