Já sentiu aquela vontade de largar tudo, trabalho, casa, família, e sair por aí com o seu amor só espalhando boa energia e trabalhando em prol de um mundo melhor? Iara Xavier, 34 anos, e Eduardo Xavier, 46 anos, não só realizaram esse sonho, mas estão lutando pelo sonho de muitas outras pessoas. Em 2011 eles decidiram lançar o projeto “Caçadores de Bons Exemplos”. A ideia é viajar procurando em cada localidade, nas mais remotas possíveis, exemplos de pessoas que estão, como eles, lutando por um mundo melhor.
A viagem já contabiliza 47 meses, 225.807 quilômetros rodados e 1150 bons exemplos encontrados. Eles já estiveram aqui em Porto Alegre e aceitaram nos contar um pouco das duas histórias, seus sonhos e aventuras para o Portal Meu Bairro. Confira:
Meu Bairro – Se vocês tivessem a oportunidade de dar uma dica à Iara e ao Eduardo de 2011 minutos antes deles saírem de casa rumo à entrada, qual seria?
Caçadores de Bons Exemplos – Sigam sempre seu coração e continuem acreditando nas pessoas!
MB – Vocês nunca tiveram vontade de ficar em uma das cidades que visitaram? Se sim, em qual delas vocês tiveram mais vontade de ficar?
CBE – Sim. Em várias cidades. Quando um projeto era pequeno, queríamos ficar e ajudar. Quando o projeto era grande, queríamos espalhar aos máximo de pessoas possível para aumentar o impacto social. Isso aconteceu em quase todos os estados, mas o Ceará foi uma grande surpresa pois encontramos muitos projetos e ações criativas. (Eles são conhecidos pela criativa nas piadas mas também nos surpreenderam pela criatividade nas ações sociais. Fantástico!)
MB – Aqui no Rio Grande do Sul qual o projeto que mais chamou a atenção de vocês? Por favor relatem um pouco sobre o projeto e deem as informações de contato dele.
CBE – Todos são importantes e tem sua particularidade nas ações e são sempre importantes na comunidade em que acontecem. Poderíamos destacar vários, mas um deles nos chamou a atenção. Em Porto Alegre, pela criativa de alguns publicitários coordenados por Daniel Mattos que inovaram na divulgação e promoção de ações sociais: o Smile Flame.
O questionamento deles era: um projeto social precisa ser triste? Porque algumas pessoas visitam instituições e saem de lá tristes? Podemos sensibilizar as pessoas a ajudarem com alegria?
Então, eles criaram o “Bota no Mundo” que é desenvolvido em Instituições que atendem pessoas com dificuldade locomotora; criaram também a “corrida maluca” em parceria com a AACD que apoiam crianças cadeirantes e ainda o “Skate no Asilo”, onde as pessoas da Melhor Idade, que vivem em um asilo, fazem parte do júri de uma competição de Skate que ocorre dentro do Asilo. Vale a pena conferir e os contatos do projeto estão no nosso site e facebook, no link: www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/blog/smile-flame
MB – Onde vocês estão agora e para onde estão indo? Qual a previsão de vocês de chegarem em casa? E depois que chegarem, quais são os planos? (entrevista realizada no início de fevereiro)
CBE – A viagem iniciou em janeiro de 2011 e a idéia inicial são 5 anos descobrindo e divulgando “Bons Exemplos” pelo mundo, em 50 países e em todos os continentes.
Fechamos nosso primeiro ciclo, no Brasil, no Chui – RS, em 01/12/2014: com 225 mil km rodados pelos 26 estados brasileiros + DF, e 1.150 projetos registrados.
Passamos o Natal e final de ano com a família. Em Janeiro-2015 + parte de fevereiro estaremos imersos escrevendo um Livro com os “ensinamentos”que vivenciamos durante estes anos na estrada. Na segunda quinzena de fevereiro 2015, iniciamos o segundo e terceiro ciclos de nossa jornada do Bem com término em agosto de 2016.
MB – De onde veio essa vontade de mais do que ajudar ao próximo, disseminar essa palavra de amor e de trabalho em prol de um mundo melhor?
CBE – Acreditamos que não estamos neste mundo apenas para estudar, casar, constituir uma linda família, construir alguns bens materiais. Precisamos fazer algo a mais! Sem saber o que fazer e como fazer resolvemos vender nossa casa própria e viver e conviver com pessoas que fazem a diferença nas comunidades brasileiras. Estes verdadeiros heróis escondidos pelo Brasil! Quem são estes Bons Exemplos? Não são santos, não são perfeitos. São pessoas como eu, como você. Pessoas normais. E estas pessoas estão fazendo algo para transformar ao seu lado. Acreditamos que todos podemos mudar o mundo. Basta o primeiro passo!
MB – Qual vai ser o legado para a vida de vocês de todos esses meses de viagem?
CBE – Acreditamos que o mundo é feito de pessoas boas e precisamos valorizá-las! Seja você a mudança que ver no mundo! Começe a mudança por você, no seu bairro, na sua cidade e assim mudaremos o mundo!