A Zona Sul conta com duas novas câmeras de monitoramento de trânsito e de transporte. Instalados em dois cruzamentos da Avenida Edgar Pires de Castro, um deles com a Avenida Juca Batista e o outro com a João Antônio da Silveira, os equipamentos são gerenciados na Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade da Empresa de Transporte e Circulação (EPTC).

Até 2014, ano da Copa do Mundo, a promessa é de 100% da rede semafórica monitorada e controlada pela Central da EPTC. No momento a cidade apresenta 54% dos monitores instalados. Em números, somando estas duas novas câmeras, a cidade passa a contar com 93 pontos vigiados por câmeras, garantindo um controle mais efetivo da mobilidade.
De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, serão necessárias 170 câmeras para atingir este objetivo. “Este é o nosso objetivo, para garantir uma gestão cada vez mais qualificada da mobilidade urbana, com respostas imediatas nas mais diversas situações de trânsito, 24 horas por dia, nos sete dias da semana”.