Será no Morro da Pedreira, na Lomba do Pinheiro, a Usina de Recebimento de Reciclagem de resíduos de Construção (RCC). A assinatura do acordo entre o Ministério Público e a empresa Pedraccon Mineração Ltda acontece hoje.

O espaço será usado para a recuperação de passivo ambiental decorrente de atividade de mineração no Morro da Pedreira. Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, com a assinatura do acordo será resolvido não apenas o passivo ambiental decorrente de atividade de mineração no Morro da Pedreira. “Além de recuperar a cava aberta devido à mineração histórica, devolvendo as características originais e cobertura vegetal ao morro e resolvendo o problema da deposição de resíduos de demolição de Porto Alegre por mais de 20 anos, haverá a instalação da Usina de Reciclagem, que irá baratear o custo de materiais da construção civil e gerar empregos verdes”, ressalta.
O secretário lembra que, desde o início de 2011, a Smam busca soluções para antigo impasse: onde depositar a caliça de obras da Capital, que muitas vezes acaba sendo deixada de forma irregular em praças, parques, arroios e vias públicas. “Porto Alegre gera anualmente cerca de 75 mil toneladas de RCC e só tem um aterro licenciado para receber o material. Situado na Zona Norte, o local recebeu recentemente licença de ampliação de área, mas não tem capacidade para comportar o volume de resíduos que será gerado com a Copa”, destacou. Estima-se que 2 milhões de toneladas de RCC serão produzidas até 2014 com a reforma de estádios e outras obras estruturais.
Conforme o acordo, caberá à empresa Pedraccon apresentar à Smam, em até 120 dias, contados a partir da assinatura do documento, projeto sobre a instalação do sistema de beneficiamento da usina de RCC, detalhando os impactos ambientais advindos da atividade, bem como as medidas mitigadoras a serem observadas.