Na madrugada de quarta-feira, 05, foram apreendidas mais de 20 toneladas de carnes nas estradas de acesso à Capital. A ação foi realizada em conjunto pelas polícias rodoviárias estadual e federal e o Departamento de Defesa Agropecuária. Participaram da operação 17 veterinários e cinco auxiliares-técnicos.
Os produtos recolhidos serão inutilizados pois as carnes estavam com temperatura elevada ou mal acondicionadas, de acordo com análise dos técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). Pela legislação, a temperatura máxima prevista é de 7º C.
Fiscalização iniciou às 3h
Quatro barreiras sanitárias, montadas em BRs e numa ERS, fiscalizaram, entre as 3h e as 6h, veículos com cargas de animais vivos e com produtos de origem animal. Na BR-116, no posto da PRF de São Leopoldo, foram apreendidas cerca de cinco toneladas de carne e 542kg de produtos lácteos. Na 290, no posto do ICMS, antes da ponte móvel do Guaíba, retiraram de circulação 14,2 toneladas de carne. No posto da PRF de Montenegro, na BR-386, 1,75 tonelada de carne. Já na RS-040, no posto da PRE na altura da parada 52, não houve apreensão.