A promessa é de um Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) moderno e em contato direto com os moradores. Assim foi a fala do seu novo diretor, André Carús, durante a cerimônia de posse no auditório da autarquia, na manhã desta quarta-feira, 2. “Nossa orientação inicial é mudar o tempo do verbo. Só vamos falar de agora em diante no que estamos fazendo”, enfatizou Carús, agradecendo ao diretor-geral em exercício, Carlos Vicente Gonçalves, a preparação do departamento para essa nova fase que se inicia.
Combate ao descarte irregular

E o primeiro passo é combater o o descarte irregular crescente de lixo em Porto Alegre. De acordo com o DMLU, cerca de 30% do lixo total coletado em Porto Alegre, diariamente, na cidade e já custam mais de R$ 1 milhão por mês ao cofres públicos. As primeiras medidas, então, devem ser para melhorar o entendimento da população quanto ao descarte correto de resíduos. “Queremos aumentar a interatividade, a comunicação, entre a população e o poder público. E, claro, também vamos melhorar os mecanismos de controle com base nas novastecnologias”, explicou Carús.
Presente à cerimônia, o vice-prefeito Sebastião Melo, destacou a satisfação do prefeito Fortunati com o trabalho feito no DMLU pela direção que se despede e como esse trabalho servirá de base para a nova administração. “Precisamos definir alguns detalhes da nova forma de gestão, que ainda estão sendo discutidos na Justiça, para então implantar de fato uma nova fase de modernidade na limpeza urbana de Porto Alegre”, explicou Melo.