A discussão das novas propostas de normas na área de Direitos Humanos será a temática da 10ª Audiência Pública do Código de Convivência Urbana, agendada para às 19h da próxima terça-feira, 24, no plenário Ana Terra da Câmara. Também será abordada a questão indígena em Porto Alegre e outros temas afins. O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho do Código de Posturas, composto por servidores da Prefeitura de Porto Alegre e da Câmara Municipal.
Como convidada, a doutora em Psicologia Clínica e ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira Oliveira, vai apresentar as ações em que esteve envolvida na trajetória de luta pela garantia dos Direitos Humanos. Nos anos 90, Carmen Oliveira liderou o movimento de reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul, juntamente com milhares de autores sociais, movimento que culminou com o fim dos manicômios. “De perto ninguém é normal” ficou registrado como símbolo do movimento. Como secretária nacional em dois governos do então presidente Lula, Carmen marcou seu trabalho e de sua equipe pela implantação do PAIR, programa de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
“É com esta inteligência singular que temos a honra de contar em nossa próxima audiência pública”, disse o secretário executivo do GT Código de Posturas, Plinio Alexandre Zalewiski Vargas.