Mais de duas mil pessoas trabalharão como voluntárias durante a Copa do Mundo. De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo Voluntariado Público para a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), durante os 30 dias do evento a capital gaúcha contará com 43 postos de trabalho.
Conforme as orientações fornecidas pelo Ministério do Esporte às 12 cidades-sede do Mundial no Brasil, o voluntariado público participará de treinamentos que abordarão a história e cultura da cidade-sede, segurança e primeiros socorros, hospitalidade e acolhimento. Também receberão uniformes, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida.
Em Porto Alegre, as equipes atuarão em turnos de seis horas e serão substituídas a cada dez dias. O trabalho será realizado em locais estratégicos e de grande circulação de turistas tais como aeroporto, shopping centers, pontos turísticos e hotéis.
O cadastro do voluntariado será feito via internet, pelo portal Brasil Voluntário, a partir do mês de agosto. Os voluntários devem ser maiores de 18 anos e não há limite máximo de idade.