No último final de semana o clube Veleiros do Sul sediou o Campeonato Sul-brasileiro de Snipe. Reunindo 22 barcos vindos de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a vencedora da disputa foi dupla gaúcha Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling, do Clube dos Jangadeiros. Os vice-campeões foram os cariocas Mário Tinoco do Amaral e Matheus Gonçalvez (CRG) e fechando o pódio geral os paulistas Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski (Iate Clube de Santos) em terceiro lugar.
Atleta comemora revitalização da classe no Estado.
Para Alexandre Paradeda a vitória, após o bronze no Mundial recentemente no Rio de Janeiro, teve um sabor especial com a reativação da classe no Estado. “Esse campeonato foi bem marcante porque tem um monte de gente voltando a velejar. Foi a parte mais legal. Voltou o Dodão pra classe, voltaram meus irmãos, voltou o Hilton Piccolo, chegaram barcos novos na flotilha e ainda tem barco pra chegar, é a revitalização da classe aqui no sul. Tivemos ex-campeões mundiais, sul-americanos, foram regatas que há tempos não se corria no Guaíba, com alto nível técnico”, comemorou Xande.
Os vice-campeões Mário Tinoco do Amaral e Matheus Gonçalvez aproveitaram para conhecer um pouco mais da raia. ” Foi difícil enfrentar esse vento rondado e a onda picada daqui do Guaíba, a gente não tá muito acostumado e fica mais difícil velejar, mas o Xande velejou muito bem, é casa dele, foi muito merecida a vitória. E nós vamos aproveitar para treinar para os próximos campeonatos que virão por aí, como o Sul-americano que ocorrerá aqui em Porto Alegre em março. Aí a gente vem um pouco mais ligado”, disse Matheus.