O período do final do ano marca a temporada de contratação de trabalhadores temporários. De acordo com a Fecomércio, as empresas devem contratar, em média, cerca de 5,2 trabalhadores para as vendas das festas de fim de ano. Esses números representam um incremento de 26,9% na força de trabalho, são do Sistema Fecomércio-RS, que entrevistou mais de 380 empresas no Estado. As vagas servem como chance de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens no primeiro emprego ou pessoas buscando recolocação.
Os estabelecimentos afirmam que 49,0% dos trabalhadores contratados como temporários possuem chance de efetivação após o final de seu contrato. As áreas mais visadas para a contratação são vendas/comercial, com 90,9% das oportunidades, seguidas por caixa/crediário (28,4%), estoque/depósito (25,0%), segurança (13,3%), operacional/administrativo (12,0%) e serviços gerais (8,1%).
Ensino Médio completo é um dos requisitos para contratação
Para a seleção dos trabalhadores, em 90,6% dos casos haverá exigências na contratação. Entre esses, o requisito mais comum, em 54,2% dos estabelecimentos, será grau de instrução, sendo o Ensino Médio completo a exigência de 88,5% dos contratantes. Além disso, itens como disponibilidade de horário, idade, experiência, boa comunicação e boa aparência também são requisitados.