O escritor gaúcho Airton Ortiz é o patrono da 2ª Feira do Livro da Zona Sul, que começa na sexta-feira, 19 e vai até o domingo 21. No sábado ele participou do encontro Meu Bairro e em uma conversa divertida, nos contou um pouco sobre a sua trajetória de viagens por mais de 80 países. Muitas destas aventuras viraram literatura através dos seus livros.
Este ano, além do aumento no número de expositores e na oferta de livros e descontos, as novidades da Feira do Livro ficam por conta das atividades de lazer e recreação que serão oferecidas aos visitantes, como o Dog Show, Feira de Artesanato local, oficinas de contação de histórias, caricaturista, Show de Palhaços e concursos culturais.
Prefeitura também irá apoiar evento
Entre as parcerias já anunciadas para a Feira, a Secretaria da Cultura, através da Coordenadoria de Descentralização, irá auxiliar viabilizando parte da estrutura do evento como o palco e o som. Para o coordenador da Descentralização, Leonardo Maricato, a iniciativa é importante para toda a Capital, pois será mais uma alternativa de lazer e cultura para os moradores. “Estamos jogando no time da Feira, da descentralização da cultura. Descentralizar a Feira da Praça da Alfândega é pulverizar a cultura em outras regiões de Porto Alegre”, lembra.
A presidente do Grupo de Empresários da Zona Sul, Rita Grigoletti, e também integrante da comissão da Feira do Livro, lembra que o apoio dado pela Prefeitura será muito favorável para a Feira. “Desde o início do contato com o secretário de cultura Roque Jacoby, que se mostrou interessado no projeto, nós tínhamos a expectativa de poder concretizar esta parceria”, enfatiza.
Feira já conta com apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro
A Feira já recebeu o apoio da integrante da comissão executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro, Sônia Zanchetta. Para Sônia, a iniciativa de difundir a cultura nos bairros merece ser incentivada. “Fico muito contente em ver que a Feira do Livro da Zona Sul já vai para a sua segunda edição. Seria bom se em cada bairro da cidade tivesse uma iniciativa como essa. Temos que tomar os espaços públicos de uma maneira produtiva levando alegria e cultura para a comunidade. Uma fabulosa ideia.”
[button size=medium style=less_round color=gray align=none url=www.bairrotristeza.org]Para a programação completa da Feira, clique aqui.[/button]
[button size=medium style=less_round color=gray align=none url=www.meubairropoa.com]Para o site do autor, clique aqui.[/button]